Teste Yamaha TT-R 290 Polaco
Modelo da Yamaha ganha versão apimentada e cheia de acessórios
MotoX.com.br - Texto: Maurício Arruda - Fotos: Lucídio Arruda e Valmir Polaco
Yamaha TT-R 290 da Polaco Preparações |
O público que se deparou com a Yamaha TT-R da Polaco Preparações durante o 1º Salão da Motocicleta em São Paulo, certamente não passou indiferente ao modelo. A principal moto nacional da Yamaha destinada específicamente ao motociclismo fora de estrada ganhou uma versão mais do que apimentada nas mãos do preparador Valmir Targino, mais conhecido como Polaco, a qual levamos para um intenso dia de teste.
Assista ao vídeo do teste |
Na época do lançamento da Yamaha TT-R 230 solicitamos à fábrica uma unidade para teste, mas apesar de não negarem claramente o empréstimo o mesmo nunca se confirmou dando a impressão que a marca não se importa com os possíveis compradores que se informam via internet. Uma estratégia no mínimo curiosa da empresa que não se preocupou em levar informações aos milhares de leitores do MotoX. Assim, nossa convivência com o modelo original não passou de algumas voltinhas em motos cedidas por particulares, insuficientes para uma análise do modelo.
O motor conta com bom torque e elasticidade |
Nos saltos as suspensões Ohlins fazem enorme diferença |
Mas o intuito desta matéria não é discutir o mercado, nem comparar a moto preparada com a original, mesmo porque as modificações são tantas que a motocicleta saída da fábrica é apenas um parâmetro distante. Este ousado projeto conta com mudanças que tornaram a moto exclusiva, deixando-a bem diferente da original de fábrica.
O público alvo do Polaco é um consumidor que quer uma moto feita ao seu modo e paga por isso. Um projeto como a moto desta reportagem (onde as alterações estão por todo lado e não só no motor) pode triplicar o valor da motocicleta e o objetivo, além da melhora no desempenho, passa também pela questão da exclusividade.
Utopia?
Os cavalos extras deixaram a TT-R 290 bem divertida |
Ponteira de Titânio é um dos acessórios que mais chama atenção |
Faz sentido colocar suspensão invertida, aumentar cilindrada, substituir freios... não é mais fácil comprar logo uma importada? O raciocínio parece lógico e claro, mas muda de figura quanto o custo é deixado de lado e o foco do piloto é manter-se na categoria nacional. E são esses consumidores os clientes da oficina. Além disso a possibilidade de fazer apenas parte das alterações, ou aos poucos, também atraem os fãs do modelo.
Disco de freio traseiro substitui o tambor original |
Na frente o belo par de bengalas douradas, com 46mm de diâmetro e 300 de curso |
Para receber os tubos da suspensão foram utilizadas mesas superior e inferior em alumínio, da marca Pro Circuit, o guidão é do mesmo material, da marca Renthal. Os freios também tiveram atenção especial, na dianteira um disco flutuante de 290mm substitui o original, de 194mm. Atrás um conjunto completo de freio à disco da marca Nissin garante mais eficiência que o tambor original de 130mm. Os flexíveis são do tipo "aeroquip", revestidos em malha de alumínio com terminais anodizados, visando maior precisão nos comandos.
Fácil de pilotar e com bons recursos... |
...Ela é mais pesada que uma especial, e isto faz diferença... |
Completando o pacote o kit de motor 290cc composto por comando, cabeçote, carburador, filtro de ar especial, pistão forjado (da marca Wiseco), anel e cilindro é, segundo o preparador, capaz de gerar em torno de dez cavalos a mais no motor e com expressivo ganho de torque também. Escapamento (curva e ponteira) em titânio da marca FMF com tubos de diâmetro especial são responsáveis por liberar a cavalaria extra desta super TT-R.
Na pista
Mas o que as mudanças efetuadas na TT-R 290 mostram na pista? Nas primeiras voltas chama a atenção a força da moto, não se usa primeira marcha (a relação original foi mantida) nem nas curvas mais fechadas e de baixa velocidade, além disso com pouco giro o motor mostra força e progressividade. Assim, com três marchas (2ª, 3ª e 4ª), é possível andar por toda a pista em que testamos. A suavidade na entrega da potência torna o modelo divertido e muito tranquilo de se pilotar, na medida para iniciantes: sem a explosão e velocidade das 250F importadas, mas, é inquestionável, com muito mais força que uma TT-R original.
...Mas o conjunto de suspensões dá conta do recado |
Conjunto de mesa e guidão de alumínio |
Motor ganhou 60cc |
Veja mais imagens do teste |
Conclusão
No geral todas as melhorias efetivamente trouxeram benefícios à pilotagem, sem dúvida mais divertida com os ganhos de cavalos, recursos de suspensão e freios. Mas não pense que com uma dessas você andará na frente de uma 250F de motocross, longe disto. Se você quer diversão e facilidade de pilotagem esta é uma boa opção, principalmente para um piloto iniciante ou sem pretensões radicais. A maior força do motor e as suspensões de primeira linha são um grande upgrade em relação a motocicleta original, mas o investimento é alto para chegar em um modelo com acessórios e características iguais ou próximas do testado. A possibilidade de fazer parte das alterações, ou mesmo parcialmente, de acordo com o seu bolso, também permite montar o modelo confome suas ambições e necessidades.
Contato: Site da Polaco Preparações
Ficha Técnica | TT-R 290 Polaco Preparações |
Suspensão Dianteira | Marca Ohlins - tubo de 46mm e 300mm de curso com garrafas expansoras marca Enzo |
Suspensão Traseira | Marca Ohlins - haste de 16mm e 290mm de curso com reservatório de nitrogênio |
Mesas | superior e inferior em alumínio (marca Pro Circuit) |
Kit Motor 290cc | Comando, cabeçote, carburador, filtro de ar especial, pistão forjado (marca Wiseco), anel e cilindro |
Freio Dianteiro | Disco de 290mm flutuante |
Freio Traseiro | Conjunto Nissin com pinça, burrinho, reservatório e disco de 240mm |
Flexíveis de Freio | Tipo aeroquip revestido com malha em alumínio com terminais anodizados |
Raios | 4mm com niples de alumínio especial para motocross |
Guidão | Renthal em alumínio |
Guia de corrente | Especial com saboneteira interna |
Escapamento | Curva e ponteira em titânio com tubos de diâmetro especial (marca FMF) |
Corrente de Transmissão | DID Gold |
Aros, Cubos e Mola do Amortecedor | Com banho de anodização especial |
Jogo de Adesivo | Personalizado |
Capa de Banco | Antiderrapante |
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